REGISTRO

ENCUENTRO

miércoles, 7 de agosto de 2013

Emoção marca o encerramento da Semana Missionária

O encerramento da Semana Missionária foi marcado por muita emoção, em Belo Horizonte/MG. Os peregrinos canadenses, brasileiros e a comunidade do bairro Vista Alegre se despediram durante uma Missa Sertaneja, celebrada na Paróquia Jesus Missionário, que foi visitada pelos jovens.
Para deixar a igreja com um cenário do sertão, os fiéis decoraram o espaço com fogão a lenha, comidas típicas, ferro a brasa, miniaturas de carros de boi e outros objetos e utensílios que fazem parte da lida do homem do campo. A banda trouxe músicas em ritmo sertanejo, não foi faltou nem a sanfona.
O evangelho do dia (Lc 10,38-42) destacou a leitura da visita de Jesus à casa de Betânia, para o encontro com as irmãs Marta e Maria. O padre Fernando Geraldo comentou sobre a importância da amizade como forma de crescimento das pessoas como discípulas. Uma mensagem que reflete o momento vivido entre os peregrinos e a comunidade.
Durante a semana todos interagiram, trocaram experiências, conheceram um pouco de cada cultura e dividiram a mesma fé. Para os canadenses, o contato com a comunidade foi o mais tocante. Segundo eles, a linguagem não foi barreira para o entendimento. “Ao chegar à creche me deparei com as crianças, vi que a linguagem era o menos importante, o carinho, o cuidado e o sorriso falaram mais alto, consegui brincar e interagir sem problema”, destacou Vincent Cadieux. “Tudo foi muito bonito, a alegria das pessoas, os costumes diferentes, tive vontade de vir para o Brasil para aprender português e ensinar um pouco do que sei”, comentou Véronique Dunais.
Depois da celebração Eucarística, os Irmãos Maristas, voluntários e colaboradores levaram os canadenses para conhecer um pouco mais da capital mineira. Eles visitaram a igreja de São Francisco de Assis, às margens da Lagoa da Pampulha, passaram pelo Mineirão, Praça do Papa e por fim a Praça da Estação, onde participaram do encerramento da Semana Missionária, promovido pela Arquidiocese de Belo Horizonte.
Para fechar a noite, a celebração do envio no Colégio Marista Dom Silvério. A gratidão foi o sentimento em comum entre todos. Brasileiros e canadenses se abraçaram e agradeceram a hospitalidade e generosidade compartilhadas. Na manhã de segunda-feira, 22, os peregrinos seguiram para o Rio de Janeiro, rumo à Jornada Mundial da Juventude.

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Mensaje del H. Emili a los jóvenes Maristas

Mensaje de H. Emili Turú Conéctate a la vida

MENSAJE H. EMILI TURÚ