Fé, comoção e união marcaram a passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora em espaços Maristas de Curitiba. Eles são presentes do então Papa João Paulo II às juventudes do mundo e se tornaram símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O Colégio Marista Paranaense e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) receberam esses dois símbolos no dia 25 de fevereiro.
No Colégio Marista Paranaense, estudantes de escolas católicas de Curitiba tiveram a oportunidade de se unirem para acolher a Cruz e o Ícone. Por quase duas horas, jovens, educadores dos colégios católicos e religiosos, vivenciaram o Evangelho tema da JMJ: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 18,29) e participaram das atividades propostas.
Do Colégio Paranaense, os símbolos seguiram para a PUCPR. Às 16h30min, Dom Moacyr Vitti, Arcebispo de Curitiba, deu a bênção aos universitários de instituições católicas de ensino superior, bem como aos colaboradores Maristas. Os jovens peregrinaram com a Cruz e o Ícone até a capela, onde todos puderam participar de celebração presidida pelo próprio Arcebispo, com a contribuição do Coral Champagnat e da Orquestra PUCPR. Finalizando, universitários de diferentes áreas de atuação elaboraram preces e rezaram-nas com a comunidade presente.
A peregrinação da Cruz e do Ícone continuará pelo Brasi, até julho, mês que marca o início da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.
Estou muito feliz por ter feito parte desta história. Um momento de fé, vivenciado com diferentes carismas em um só coração = juventude amiga de Cristo!
ResponderEliminar